carregando
logo

Artigo

Português requer audiência pública para discutir segurança na fronteira

access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizará em Cáceres (225 km de Cuiabá) audiência pública para discutir as diretrizes do Governo do Estado sobre adesão ao programa de Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron). O deputado Airton Português (PSD) é o autor do requerimento.

Na justificativa, o deputado afirma que a Segurança Pública do Estado recebeu novos investimentos do Enafron, que é subordinado ao Ministério da Justiça. No final de setembro, por exemplo, foram entregues duas caminhonetes para Pontes e Lacerda, quatro para Cáceres e outros veículos adaptados para emprego em terreno adverso.

Esses equipamentos foram adquiridos por meio de convênios assinados entres os governos federal e estadual, que resultaram em destinação de R$ 4 milhões para reaparelhamento e reestruturação das unidades especializadas no combate ao crime organizado na fronteira com a Bolívia.

O deputado, que é representante da Assembleia Legislativa no Comitê de Fronteira, avalia que os investimentos vêm em boa hora e são bem recebidos. Porém, os recursos, oriundos de convênios ou não, têm que ser levados ao conhecimento da população e de segmentos representativos da sociedade.

“Para isso requeri a audiência pública. É para explicar à população como serão aplicadosos recursos, quais municípios que serão beneficiados, se esses investimentos também servirão para aumentar o efetivo. Enfim, a audiência servirá para esclarecer todas as dúvidas e também para que as pessoas presentes deem sugestões”, afirmou Português.

Para a audiência pública serão convidadas autoridades ligadas à Segurança Pública (secretário, delegados e comandantes das unidades da PM), além de representantes da sociedade. O local será no auditório da Unemat, em Cáceres, e está marcado para o dia 25, às 19 horas.

DADOS
Vinte e oito municípios fazem parte da região de fronteira, que se estende por 150 quilômetros. Cinco destes municípios fazem parte da linha limítrofe entre Brasil e Bolívia.

Fonte: Assessoria